segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

IV Trilhão de Ouro Preto

O que mais marcou o dia 15 de agosto foi a cerração – que permaneceu sobre Ouro Preto durante toda a trilha – e um frio que, com o vento, deixou a sensação térmica bem próxima dos 10 graus; mas nada disso diminuiu o entusiasmo dos participantes. Segundo a empresa organizadora do evento, foram mais de 200 inscritos.
s/t
Com participação exclusiva de motos, o percurso com mais de 80 km foi bem seletivo. A largada se deu dentro da cidade, o que permitiu aos trilheiros conhecerem algumas ruas de Ouro Preto, que, de tão estreitas, parecem trilhas centenárias calçadas com paralelepípedos! Por todo o percurso encontrava-se o marco da Estrada Real, o que remetia ao passado, imaginando quantos tropeiros passaram pelos mesmos caminhos há 300 anos, com suas mulas, desbravando a região, buscando encontrar um pouco de ouro no fundo da bateia ou mesmo desenterrar uma pedra preciosa... Foram esses bravos trilheiros de três séculos atrás que abriram muitas das trilhas por onde hoje ecoam os roncos dessas máquinas, que, com seus pilotos arrojados, nos fascinam.
s/t
Quando a poeira levantou pra valer, os aventureiros encontraram uma estrada bem larga, que os permitiu desenvolver as motos, misturando poeira e cerração, dificultando um pouco a visibilidade de quem estava no “miolo” do pelotão. Para alegria geral dos pilotos, a estrada logo acabou, dando lugar a uma trilha bem fechada, aumentando a emoção, com subidas “puxadas” e descidas “travadas”. Passaram também por distritos como Lavras Novas, Chapada e Rodrigo Silva, cortando riachos e encontrando facões esculpidos naturalmente na pedreira da Chapada, onde os participantes demonstraram grande perícia e habilidade para transpor cada ponto de obstáculo que os esperava. Na chegada, no tradicional ponto de encontro chamado Passa Dez, os pilotos encontraram um belo churrascão, música ao vivo e muitos familiares e amigos para comemorarem.
s/t
s/t
s/t
s/t
Para o próximo ano o encontro já está marcado, o V Trilhão acontecerá dentro das comemorações do Tricentenário de Vila Rica. E podem ir se preparando! A organização do evento já está pensando nas novas trilhas, que permitirão a participação – além das motos – de quadri, jeeps e 4x4.

Um comentário:

  1. Vi algumas dessas suas fotos na edição dezembro/janeiro da Revista PRÓ MOTO. Parabéns! excelente trabalho!

    ResponderExcluir