Conto Sete em Ponto

Em seu 14º ano de realização, o “Conto Sete em Ponto” é o mais antigo projeto de narração de histórias de Belo Horizonte, oferecendo ao público espetáculos mensais e gratuitos de contação de histórias.

Cerca de 200 narradores e músicos de todo o país já passaram pelo palco do projeto que tem a diversidade de temas e narradores como marca registrada. Cada espetáculo é recebido com carinho especial não só pelo público que frequenta as noites de contos, como pelos produtores, artistas e comunidade de Belo Horizonte.

Rompendo os limites da capital mineira, em 2009 o projeto ganha novos horizontes e passa a ser realizado também nas cidades mineiras de Nova Lima (sempre na última quarta-feira do mês) e na histórica Ouro Preto (última quinta-feira de cada mês) dando início a sua proposta de interiorização. 

A expansão do projeto para outras cidades é prova da credibilidade que o “Conto Sete em Ponto” vem conquistando nesses anos ininterruptos na capital mineira.

O “Conto Sete em Ponto” é uma produção do Instituto Cultural Aletria, sob coordenação de Rosana Mont´Alverne.

Trem de Histórias, com Pedro Cordeiro e Didi Moura

Conto 7 em Ponto - Trem de Histórias
A temporada 2011 do projeto Conto Sete em Ponto foi aberta ontem pelo espetáculo Trem de Histórias, com os artistas de Congonhas, Pedro Cordeiro e Didi Moura. Nestq quinta-feira (26) a atração chega à Ouro Preto. O espetáculos está marcado para 19 horas, no Teatro Municipal Casa da Ópera. A entrada é franca e a classificação é Livre.

O “Trem de Histórias” é um espetáculo alegre, sonoro, colorido e acima de tudo muito envolvente. Durante a viagem, o espectador conta com a companhia de ilustres e agradáveis personalidades que nasceram, vivem ou viveram em Minas, mas cujos feitos históricos, políticos ou artísticos extrapolaram as montanhas das Gerais. A bordo deste trem reavivamos a memória de nomes como Aleijadinho, Tiradentes, Xica da Silva, Guimarães Rosa, Juscelino Kubitschek, Carlos Drumonnd de Andrade, Adélia Prado, Clara Nunes, Grupo Corpo, Giramundo, entre outros, que ainda hoje contribuem para a formação da identidade nacional.

Conto 7 em Ponto - Trem de Histórias

O compositor e cantor Rubinho do Vale se faz presente com a música Trem da História que costura os contos durante esta lúdica viagem. Músicas de Congado e Folia de Reis são exibidas com instrumentos de percussão, viola e tambor.

Além das ricas histórias, o espetáculo é uma viagem pela música e ritmos de Minas. Através dos efeitos sonoros, realizados ao vivo, o público tem contato com o som do tambor referente ao congado e a folia de reis de nosso estado, viaja ao som do trem de Minas retirado de instrumentos confeccionados com material reciclado e se delicia com músicas folclóricas e sons de nossa terra. (fonte: Aletria)

Pedro Cordeiro
Conto 7 em Ponto - Trem de Histórias

Didi Moura
Conto 7 em Ponto - Trem de Histórias


Estandarte Cia. de Teatro

"O causo do Mata-burro e outros contos enluarados" no Conto Sete em Ponto de Agosto.

Conto Sete em Ponto

O Conto Sete em Ponto de agosto celebra os tradicionais “causos” de Minas Gerais, apresentando o grupo formado por Marcelino Xibil Ramos, Didito Camilo, Vicente Gomes e Maxsuel Sancho: a Estandarte Cia.de Teatro.

Conto Sete em Ponto

Conto Sete em Ponto 




“O causo do Mata-burro e outros contos enluarados” é um espetáculo inspirado nas conversas de beira de fogo, de casa de compadre, de roda de viola. Embalados pelo toar da viola caipira e pelos tambores de festejos populares, uma coletânea de causos mineiros, com ênfase especial na cidade de São Miguel do Anta, serão debulhados grão a grão, num espetáculo tão divertido quanto fantástico.



 


 A Estandarte Cia. de Teatro é uma companhia formada por ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas e Música, da Universidade Federal de Ouro Preto. Um grupo de artistas que desenvolvem um trabalho de pesquisa e resgate de manifestações populares brasileiras e que usa o fazer teatral como veículo difusor dessas manifestações. (Fonte:Aletria)

Mais fotos aqui: flickr

Conto Sete em Ponto

Conto Sete em Ponto

Conto Sete em Ponto